A Gaveta do Ivo convida todos os seus leitores e amigos para o lançamento do livro BREVIÁRIO DE AFETOS no dia 1º de dezembro próximo, a partir das 19 horas na Livraria da Travessa, no Shopping Center do Leblon. Venha e traga seus amigos. O autor terá muita alegria em conhecê-los pessoalmente.
Os leitores acostumados a encontrar a assinatura de Ivo Barroso em algumas das melhores traduções de prosa e verso publicadas no Brasil seriam capazes de jurar que o tradutor mineiro verte textos com a facilidade de quem observa pássaros – no que não poderiam estar mais enganados. Nascido a 25 de dezembro de 1929 em Ervália, a 265 km de Belo Horizonte, Ivo do Nascimento Barroso é tradutor laborioso, incansável, mas não só. Como se vê nas memórias aqui reunidas, o também poeta, ensaísta e crítico literário dedicou-se a diversas frentes ao longo da carreira, como mesmo rigor dispensado à tradução (esforço reconhecido inclusive com três Jabutis, um recebido em 1992 pela tradução de Os Gatos, de T. S. Eliot, outro em 1998 pelo trabalho com a prosa poética do francês Arthur Rimbaud, e em 2016 pela tradução interlingual do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente publicado pela SESI-SP Editora). Assim, ainda que causem algumas surpresas pelas “revelações” que contêm, os textos deste Breviário de Afetos não constituirão necessariamente um choque para o leitor: serão, antes de tudo, um comovente testemunho de vida, de um percurso consagrado ao melhor da criação literária.
Os Editores
Este Breviário de Afetos é composto por crônicas memoráveis que visitam encontros, desde os corriqueiros aos mais inusitados, com grandes nomes de nossa cultura, tais como:
Grande Ivo, fiquei muito feliz com o lançamento do seu livro “Breviário de Afetos”, bonito, a começar pela capa. quero lê-lo.parabéns! abraços do mr
Garoeiro, certamente, estará lá…
Parabéns, Ivo. Infelizmente, não poderia estar presente no lançamento, mas gostaria de saber como fazer para já garantir a compra do meu exemplar.
Um grande abraço do amigo e admirador,
Saulo von Randow Júnior
Sr. Ivo,
Espero que o senhor lance o livro também em São Paulo.
Abraço,
João Renato.
[…] de 2015, A carta de Pero Vaz de Caminha, de 2017, a 4ª. edição de O Corvo e suas traduções e Breviário de afetos (minhas memórias), todos desativados depois que a editora deixou de publicar livros […]