Este foi o último Post que o Sr. Ivo Barroso estava escrevendo, e ele contava que na casa de sua Avó havia o famoso Filtro-Fiel bem destacado, que ficava numa extremidade da sala, e tinha uma enorme pedra porosa que se enchia d’água e ia pingando num receptáculo de barro (o filtro) onde havia uma canequinha de prata para servir a todos.
O FILTRO DA CASA OU CLEPSIDRA
No silêncio da sala, gota a gota,
transborda o filtro… A intermitente nota
fura-me o cérebro, um olhar me vidra,
me ataca os nervos a estranha clepsidra.
E, monotonamente, espero o grito
De cada gota. O olhar insone, aflito,
Num ponto vago e multicelular
Espera a próxima gota pingar.
Sinto um silêncio de piscina enorme,
Onde a figura de um fauno que dorme.
Deixa cair um pingo… espaço… um pingo.
Enquanto o filtro transborda na sala,
A nota de um sino aolonge badala
Na cristalina manhã de domingo.
Ivo Barroso – 1948
P. S. Certamente diante do “Filtro Fiel” da casa de minha Avó.
Mais uma pérola de Ivo Barroso.
Livre de vírus. http://www.avast.com .
Bom dia,
recebi a noticia do falecimento do primo Ivo com muita tristeza, nunca queremos que um de nossos se vá.
Eu não conhecia o primo de 4 grau Ivo, somos pelo lado Teixeira Barroso que sempre estudei bastante, gosto muito de genealogia. Para mim foi uma alegria muito grande a primeira vez que o Ivo me respondeu.
Trocamos muitos emails, aprendi muito, ele tinha dúvidas também e eu também pude ajudar, fui atrás de amigos para fotografar o casarão do avós dele em São Geraldo MG, certidões para ter mais dados de tataravós, foi tudo maravilhoso. Deixo aqui todos os email que trocamos com as certidões, fotos etc. Ivo sempre será meu primo querido.
Atenciosamente, Irene Medina.
________________________________
O querido Ivo vai nos fazer muita falta. Recebi a notícia de seu falecimento com profundo pesar. Desejo a toda a família os mais sinceros sentimentos. Fica aqui a gratidão ao mestre, de um leitor de Rimbaud, pela possibilidade de ler o poeta em sua língua materna, e sobretudo gratidão por sua generosidade em nos apontar os horizontes da poesia. Que o grande Ivo Barroso fique em paz.
Hoje levamos os nossos pensamentos ao Ivo Barroso e seus familiares. Conhecer o trabalho do Ivo foi muito significativo para nossa família e é uma honra dedicar parte da biblioteca de nosso lar para as suas obras. Um abraço para todos. Att, Fabrício